domingo, 4 de dezembro de 2011

Estatística


A terra é redonda, nós é que gostamos de por tudo em quadrados. E em todos estes lados deixamo-nos como dados para a próxima jogada. Que já se aproxima. Cubos e tudo com muitas arestas, porque é mais fácil de calcular é melhor e mais exato. A questão, é que não somos retos, perfeitos e enquadrados, mesmo que nossos átomos em teoria alinhem-se assim. A vida é um círculo, ou pelo menos, algo que não tem um cálculo exato e fica com vários números atrás da vírgula. Somos redondos e imperfeitos, porque esfera de verdade só na idealização dos matemáticos. Somos enumeráveis, mas não somos números, mesmo que o censo trate assim. Somos graficáveis, quantificáveis, tabeláveis e um monte de dados. Mas os dados não nos conhecem, não nos expressam e estatisticamente não mudam nossas vidas, mesmo que aplicáveis. Podes fazer múltiplas escolhas, mas não a sua escolha, podes escrever sobre o que quiseres, mas provavelmente estarás fora da curva normal e a sua amostragem de vida será muito pequena para a nossa realização. Correm atrás dos números, classificam, categorizam, elevam , mas os resultados continuam sendo números e as considerações finais uma sugestão para uma repetição, reavaliação e reestruturação, porque tudo muda, menos os números. Somos nada mais que cubos mágicos que com a fórmula certa dão um bom gráfico. Mas pergunto aos números, numeradores e eu que sou numerado, por quanto tempo vão me deixar estatisticamente calado?

Mayara Floss

4 comentários:

  1. Tu me dizes que o meu conto foi surpreendente e daí me vens com isso. Como que tu consegue fazer esses links geniais de uma coisa a outra? Ta louco... Estou a anos luz atrás de ti hahaha

    Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Aah, esqueci: Assim que eu me livrar da furg (dia 16 defendo o tcc, finalmente) eu vou ver se sai algum final alternativo hehe

    Muito obrigado pelos teus comentários. São valiosíssimos! (agora vou ler a postagem anterior que eu não tive tempo ainda =/)

    ResponderExcluir
  3. curti o video. Bem diferente. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Muitas verdades e profundas reflexões em um texto coeso e conciso. Espetacular. Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...