segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Vale a pena

Seu Ivan e o livro Fôlego. Foto: Wagner Passos
 Hoje eu posso dizer que valeu a pena. Não que antes não tivesse valido, mas agora transbordou, transcendeu, ultrapassou todos os limites. Hoje, fui para São José do Norte levar os livros com as fotos das pessoas e do povo de lá e foram momentos muito especiais e profundos. Não era possível dimensionar isso antes. 

 Primeiro fui ao cais local da foto “Pampa” e ao chegar lá e conversar com alguns pescadores alguns se reconheceram mesmo de costas, foi incrível ver os pescadores passando o livro e  aqueles que sabiam ler lendo para os colegas, folhando e como disseram que agora faziam parte da história. Como se não fizessem antes! Muitos de forma canhestra manuseando, mas com muito carinho e cuidado.  E quem não estava no livro, estava emocionado pelos colegas. Levaram o livro para entregar para a escola de São José do Norte e para o projeto Caras de Pau (que está retratado no texto “Ensinagem”).

Mesmo de costas se reconheceram. Foto: Wagner Passos

Pampa. Foto: Wagner Passos
  Ao se reconhecerem iam indicando a casa dos outros fotografados, quase me levando até lá em clima de comemoração. Fui até a casa de um senhor de 82 anos conhecido por Funfa, mas que ao pegar o livro estufou o peito para dizer que seu nome era Akland e soletrou para mim . Ele disse que tinham roubado os livros dele, mas que ele ia esconder este para ninguém roubar e que mesmo com “as vistas ruim” iria tentar ler. Ficou prometido que quando eu e o Fabiano fossemos novamente iríamos ver o barco de perto e ele ia nos dar um peixe. Disse também que era muito feio para estar na foto, mas que estava muito feliz por fazer parte de um livro – com tanto carinho só podia ficar mais bonito, naquela beleza que só a simplicidade sabe criar. 

Akland do texto "José e Deus". Foto: Wagner Passos
  Depois encontrei o Ivan (do poema “Sorriso”) padrinho do Kadriel, consegui o telefone da esposa dele e marcamos um ponto de encontro. Ao nos vermos já demos um abraço apertado. E ele disse que tinham falado que ele estava famoso e tinha uma foto dele na Feira do Livro. Ao abrir o livro e ver a sua foto deu uma gargalhada e disse que se soubesse que ia ser uma fotografia tão importante teria feito uma pose mais bonita, mas  depois complementou que era melhor as fotos naturais – sem pose. Ele e sua esposa Maria de Fátima convidaram eu e o Fabiano para ir conhecer a casa dele, a outra égua (que não é a Faísca) e o potro que nasceu, além de ver os porcos e galinhas que ele tem – mas claro que temos que avisar antes para eles poderem preparar um almoço. Esse momento foi muito especial, após me despedir, fui para o outro lado da rua e vi o Ivan adentrando num restaurante e mostrando para todos a sua foto, orgulhoso e rindo – o sorriso mais belo que conheci.

Maria de Fátima e Ivan com o livro "Fôlego". Foto: Wagner Passos.
Autógrafando os livros para a escola de Kadriel. Foto: Wagner Passos.

Foram nesses abraços e sorrisos que posso dizer que a vida é surpreendente. Que a poesia vale a pena. Que a fotografia movimenta-se. E que livros e palavras ainda podem mudar o mundo.

Só posso agradecer imensamente todas estas pessoas por terem me ensinado o valor de escrever, e não só escrever por escrever mas para retratar essa humanidade fantástica a qual fazemos parte. Realmente muito obrigada.

Mayara Floss

Um comentário:

  1. Lindo May... obrigado por oportunizar para todos esse momento de simplicidade única que nos faz perceber a essência que cada um de nós carrega.
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...